30/03/2021

"GM RAFAEL LEITÃO fala sobre POLÊMICAS envolvendo o XADREZ" [Cut Chess Brazil] - 30/03/2021 - Mago M.


    Fala galera, tudo certo com vocês? Ontem eu estava revendo esse vídeo sobre o desabafo do Rafael Leitão, de como o xadrez é visto atualmente. Acho que vocês já devem estar sabendo daquele caso de um youtuber famoso que usou ajuda  no jogo e tal. E o Leitão comenta sobre isso, de como o xadrez atualmente está sendo visto como um simples "joguinho", um "passatempo". Tentei copiar o máximo que consegui das partes mais importantes desse vídeo, e quero agradecer ao canal do YouTube Cut Chess Brazil, por compartilhar isso na plataforma.


    "O problema são as pessoas, que entram e tratam o jogo de xadrez. Para mim é sagrado, certo? O xadrez representa a minha vida, a vida de muitas pessoas (...) 
    E ele foi tratado como? 'Joguinho', como ' Esquece essa treta, até xadrez?', 'Até jogando xadrez fulano de tal se mete em treta'. E isso é o que me deixou mais 'P da vida'.
    Por que o xadrez não é isso (...) Tem pessoas que dedicaram sua vida inteira, a sua sanidade mental por causa desse jogo, tem muitas pessoas que o xadrez é como uma droga do bem (...) Então, não é um joguinho".  

    Queria conversar sobre esse assunto e perguntar para você também de como você vê o xadrez. Para mim, ele não chega no ponto de ser sagrado, mas acredito que ele nos traz grandes benefícios para nossa saúde (dependendo da maneira que for usado). Quando o Leitão comenta que várias pessoas dedicaram sua sanidade mental para o xadrez, ele está corretíssimo nisso. Nesse caso, o exemplo mais famoso que podemos citar é o próprio Bobby Fischer, ele mergulhou no esporte de uma tal maneira que acabou "delirando" (pelo menos no meu ver).
    Vale lembrar que xadrez também é considerado uma profissão, do mesmo jeito que um atleta pratica futebol, pessoas ganham sua vida jogando xadrez, na disputa de torneios etc. Em minha vida, ele é apenas um simples esporte que ajuda a me distrair, mas nunca vai ser um simples "joguinho" pois reconheço quantas pessoas dedicaram sua vida inteira para o esporte.
    Agora são extamente 11h da manhã, talvez eu possa voltar mais tarde e em outro post. Mas fica a questão para ser analisada. Como você enxerga o xadrez?

Assinado, Mago Mítico
30/03/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário