27/03/2021

Refletindo um pouco mais uma vez - 28/03/2021 - Mago M.

    Por que será que as músicas MPB ficam melhores quando são escutadas na madrugada, ou de noite mesmo. Da um ar de calma e é tão bom sentir essa sensação. Em tempos de pandemia, (eu sei que vocês estão cansados de ler essa frase) passamos um estresse tão grande, ansiedade etc, que nada é melhor do que ficar sozinho e ouvindo esses grandes clássicos (pelo menos para mim).


    Talvez o que eu diga aqui não possa fazer sentido para nenhum de vocês, mas agora são 01h da manhã e queria escrever um pouquinho. Será que um dia alguma pessoa vai ler tudo o que escrevo? Praticamente "minha vida" se tornou um livro aberto, ou melhor, um blog aberto haha. Mas para falar a verdade, tenho medo de alguma coisa ser tirada do contexto e vier me prejudicar, e é nesse ponto que quero alertá-lo jovem, esteja ciente do que está postando em suas redes sociais, a internet não é terra sem lei não, ouviu?
    Lembro até hoje do dia em que João Gilberto morreu, 2019, e vi uma matéria no programa Fantástico, da Rede Globo, contando um pouco da sua vida. 2019 era um tempo que eu estava focado no Rock n Roll, e um pouquinho de MPB, mas estava gostando bastante das obras do Belchior. Não que eu seja um GRANDE fã do João Gilberto, mas a partir da matéria do Fantástico me despertou um desejo em descobrir suas obras.
    O mesmo aconteceu com Belchior, por incrível que pareça. No ano de 2017 ele veio a falecer, e cheguei a ver sua matéria no Fantástico. E meu amigo, nessa época eu tava vidrado em Legião Urbana, então eu vi a matéria mas não tive interesse nenhum em ver suas músicas, pelo menos naquele momento. Mas chegou também o ano de 2019, e estava mais aberto para escutar novas músicas e renovar meu repertório musical. 





    Então 2018/2019 foram os anos que mudaram pra caramba o meu modo de ouvir músicas, o que se reflete até nos dias de hoje. E o que me arrependo por partes até, é de ouvir Legião Urbana intensivamente nos anos de 2016/2017. Se eu ouvisse com certas dosagens, até poderia estar ouvindo com a mesma frequência nos dias de hoje. Atualmente, uma hora ou outra estou ouvindo a banda. 
    Mas sem dúvidas, assim como eu já comentei diversas e diversas vezes aqui no blog, a banda Raimundos, The Beatles, Matanza e Raul Seixas foram meus grandes companheiros durante o ano de 2020. Somente o disco "Raimundos - MTV Ao Vivo" eu vi 9 ou 10 vezes (e não enjoei até o presente momento). Raimundos é uma banda que só canta "besteirol", mas é um "besteirol" tão aleatório que se torna bom e engraçado ao mesmo tempo.
    The Beatles também não tenho nem o que falar, muito boa a banda desde o "Please Please Me" até o "Let It Be". É uma banda que me acompanha desde 2012/2013, sendo ela, Raul Seixas e Silvio Brito um dos meus primeiros ídolos na vida. Acho que nunca cheguei a contar como conheci os Beatles, então vou contar aqui bem resumidamente.
    O ano era 2013, ou 2012, e era aula de inglês. Minha professora trouxe um pequeno CD com a música "Hello and Goodbye" para a gente aprender a pronunciar as palavras e entender um pouco a letra. E desde então eu comecei a gostar dessas músicas ruins haha (é sarcasmo galera, calma).



    Agora mudando totalmente de assunto, será que da mesma forma que não entendemos as experiências de vida dos soldados das guerras que estudamos na escola, será que a juventude do futuro vai entender toda essa nossa angústia nossa que vivemos hoje? Não sei se ficou claro, mas o que eu quero dizer, é que será que os nossos filhos e netos vão entender tudo o que estamos vivendo?
    Acredito que depois dessa pandemia vamos criar novos hábitos, ou vocês acham que esses protocolos de saúde vai perdurar só até o fim da pandemia? com certeza não!! Acredito que esses hábitos de passar álcool em gel, usar máscaras, vão continuar até depois do fim da pandemia, mas não tão intenso como estamos vivendo hoje. 
    Acabei de colocar esse GIF dos Beatles, e me lembrou o filme Magical Mystery Tour que eles gravaram. Gente do céu, que filme ruim. Eu sei que é os Beatles e tal, mas nada tinha nexo, as piadas e tal, uma ou outra eu ria. A cena que mais me impactou foi do jantar de um casal de senhores, e o John Lennon como mordomo, tirando uma pasta gosmenta de baixo da mesa e jogando para eles comerem (segundo o que eu pesquisei agora, era para ser Spaghetti). Vou deixar aqui o vídeo para vocês verem, mas não recomendo clicarem as pessoas que possuem estômago fraco.

    

    Você jovem, ou senhor (a), que lê este pequeno post que estou fazendo. Queria saber se essa pandemia te mexeu ou te fez sentir coisas que jamais tinha sentido antes. O simples fato de ter o desejo de ir à um local e não poder ir, já um bom motivo para ter uma crise de ansiedade. Muito bizarro o que um simples vírus é capaz de fazer com a população mundial.
    Essa frase é muito boa para diferenciar "pandemia" de "epidemia". Pelo menos no meu ver, uma epidemia é quando um vírus/doença se alastra em uma determinada região, e pandemia é quando essa doença/vírus se alastra mundialmente. Se esse COVID só acontecesse na China, e fosse exterminado lá, seria uma epidemia de COVID-19. Como se alastrou pelo mundo, tornou-se um problema mundial, entendeu o que quis dizer? Bem, acho que por eu estar digitando às 01:30h da manhã, não deu para entender algumas coisas haha, normal, normal.
    Só torço para duas coisas: Que a população esteja vacinada o quanto antes e que as vacinas são capazes de imunizar até as mutações do vírus. A parte que mais me impressiona, é que mesmo com esse surto de COVID, as outras doenças não param. Hoje mesmo vi uma matéria da CNN, e em um hospital 50% está ocupado de pacientes com COVID e o resto com febre amarela, entre outras doenças gravíssimas. 
    Não querendo tratar desse assunto tão pessimista aqui, mas olha, se os hospitais entrarem em colapso total (quando possuem nenhuma vaga para atender pacientes), e as gestantes que precisam de apoio para parir seus filhos? Outras pessoas com outros tipos de doenças etc, onde vão ser tratadas? É importante ter isso em mente, mas não ficar se remoendo.
    Quando tudo isso acabar, eu vou ter orgulho em bater em meu peito e dizer que fui sobrevivente de uma pandemia, uma catástrofe gigantesca e que todo o esforço que fiz para manter eu e meus familiares em segurança valeu à pena. Já dizia Fernando Sabino:

"No fim da tudo certo, e se ainda não deu certo é 
porque ainda não chegou no fim"
 
    Sim, eu também achava que esta frase era do Gabriel, O Pensador. Vou encerrar este post com um pensamento um tanto quanto filosófico (afinal assim como eu e você podemos ser meros filósofos contemporâneos, por que não?). Juventude que está lendo, não tenha pressa. Não tenha pressa para fazer as coisas que tenham vontade, o momento de agora e sempre será de pura paciência. E não é por que você não fez hoje, que não irá fazer um dia. Tenha consciência de suas atitudes e suas consequências que poderão acontecer, no fim da tudo certo e tenha certeza disso.
    Eu sei que falar é fácil, mas pare para refletir, um tempo consigo mesmo, quais foram suas atitudes em relação aos outros até agora? Ainda há tempo de mudar, a qualquer momento. Um ponto super positivo que essa catástrofe mundial nos trouxe é o tempo para reflexão. Pare de se comparar com os outros, se você tem um objetivo e não prejudica ninguém, erga a cabeça e siga em frente. Espero que no momento que você fechar esse site, você possa refletir um pouco, e aproveite enquanto há tempo. Grande abraço para todos!





Assinado, Mago Mítico.
28/03/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário