20/04/2021

Oba, finalmente um tempo para desabafar (Belchior, Felicidade, João Gilberto etc) - 20/04/2021 - Mago M.

    ATENÇÃO: NÃO LEVE NENHUM DISCURSO FEITO AQUI COMO UMA OFENSA, CRÍTICA, OU QUALQUER ATO PEJORATIVO.
O QUADRO DE DESABAFO, ESTOU SENDO 100% DE MIM, NÃO LEVE NADA COMO UMA VERDADE

    Olá, como vai vocês? Há uns dias atrás eu andei pesquisando no "portal musical" da Wikipédia sobre alguns cantores. Descobri que no dia 30 de abril vai fazer 4 anos que Belchior nos deixou, é uma pena para a música brasileira, mas acredito que foi um bem enorme em sua vida. Afinal, o maior desafio de nós, seres humanos, é viver. A cada dia que se passa é uma vitória para nós, sempre passando pelos diversos desafios que a vida nos apresenta. Agora saindo um pouco do papo de Belchior, mas sim sobre a vida e seus desafios, você realmente quer o verdadeiro significado da palavra felicidade? Quer mesmo? Saiba que cada um tem sua própria resposta, mas posso contar minha visão sobre a felicidade.
    Para mim, a verdadeira felicidade vem através da Lei do Retorno, mas não é para ser tratada como uma fórmula mágica que vai resolver todos seus problemas, basta acreditar. Primeiro vamos entender o que é a Lei do Retorno segundo o site Psicanálise Clínica e tirar aquele pré-julgamento que as pessoas tem (que a Lei do Retorno só se aplica em gestos maléficos para as pessoas):

"Lei do retorno se mostra como a ideia de que cada ação que fazemos gera uma reviravolta a nós mesmos. Em suma, se acredita que existe um mecanismo compensatório para equilibrar nossas ações em sociedade e no universo. Se somos pessoas boas, teremos coisas boas, mas o contrário também é válido."
("https://www.psicanaliseclinica.com/lei-do-retorno/" 
Acessado em: 20/04/2021)

    Está vendo? Está vendo como a Lei do Retorno não é algo bem definido? Não é algo que você tem que tratar como uma fórmula mágica para resolver seus problemas, pois ACREDITA-SE na Lei do Retorno. Mas sobre esse papo de acreditar ou não, a primeira base da felicidade (em meu ver) está associada à Lei do Retorno, junto com o equilíbrio emocional, sem dúvidas. 
    Também podemos acreditar (ou concluir) outra coisa, o ato de agradecimento é uma ação correto? Logo, ao agradecer você está fazendo um ato de agradecimento para você mesmo. E é nesse ponto que está a felicidade, agradecer! Agradecer de verdade, não só em épocas de fartura ou em épocas de luxo. Agradecer pelos pequenos momentos que a vida te proporciona, até os momentos que você julga ser ruins. 
    Quando eu agradeço os momentos que estou passando, eu sinto uma paz tão grande entrar em meu coração que vocês não tem ideia. Então quero convidar a você agradecer também, mas agradeça com o coração (independente de sua fé ou religião). Mas lembre-se que não é uma fórmula mágica para sua vida, afinal, o que é bom para o indivíduo X nunca será o mesmo para o indivíduo Y. 
    Posso estar falando gregos para alguns, e para outros posso estar dando a chave que tantos procuram. Entendem o que é interpretar as coisas? Ah, já ia me esquecendo, não sou formado em nenhuma parada, em uma faculdade, em cursos etc. Sou apenas uma pessoa expondo o que acredita que possa ajudar alguns, mas caso vocês tenham algum tipo de dúvida, recomendo vocês procurarem a ajuda de um profissional o quanto antes (e sem dúvidas é o melhor caminho). O profissional sabe o que está fazendo, o escritor de blog apenas que desabafar.
    


    Pois é pessoal, mas voltando para o tema que eu estava tratando, Belchior como nos faz falta. Não só ele como tantos outros que se foram. Para mim, nunca vai existir o disco perfeito, com as faixas mais aceitas. Curto bastante os discos "Coração Selvagem", "Vício Elegante", e é claro "Alucinação". Acho que nunca contei essa história para muitas pessoas, mas vou contar agora como conheci as obras de Belchior, qual foi meu ponto de estalo para conhecer suas obras etc. 
    Eu lembro vagamente, mas eu estava em um carro junto com minha família, e estávamos fazendo aquelas clássicas viagens de férias. O rádio do carro estava conectado com o celular do meu pai, e tocando músicas variadas. E começou a tocar a música "Como Nossos Pais", cantada por Belchior. A época era 2017, estava na fase da Legião Urbana, Raul Seixas etc. e de cara não dei muita importância (no começo da música).
    Não lembro exatamente da frase que me tocou, mas com certeza foi no refrão "Ainda somos os mesmos/ E vivemos/ Como os nossos pais". E a partir daí comecei a ouvir outras obras dele e me abrir mais minha bagagem cultural. O engraçado, é que lembro perfeitamente de ver a reportagem do Fantástico sobre a morte de Belchior. Lembro de estar na sala e assistir a reportagem, mas não tinha a menor ideia de quem era.

    Quer que fique mais interessante? Pois se segure. O mesmo aconteceu com uma reportagem dos Novos Baianos (que vi lá em meados de 2012!!), e ficava com aquela cena, de um pessoal cantando músicas em roda. Sabe quando comecei a ouvir os Novos Baianos? Semana retrasada, ou passada. O mesmo também aconteceu com a reportagem de João Gilberto e Moraes Moreira, passou a reportagem da sua morte no Fantástico e só fui conhecer suas obras depois (sinceramente, esse programa é FANTÁSTICO mesmo).



    Quando eu estava fazendo este último parágrafo que vocês leram, eu fui colocar para tocar algumas músicas no Kboing, essa é para os antigos também! Lembro de quando eu era bem criança e colocava umas músicas no Kboing para ouvir, "A Galinha Magricela", "Super Fantástico", "Terra dos Meus Sonhos" (sim eu ouvia Silvio Brito desde criança, por isso que admiro seus trabalhos). 


  Vou ficando por aqui, espero ter passado alguma mensagem bonita para vocês, grande abraço do Mago!

Assinado, Mago Mítico.
20/04/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário