16/11/2020

CONVERSANDO SOBRE COPYRIGHT E O CANAL | Especial 100 Inscritos [1/2] - 16/11/2020


O vídeo eu removi algumas coisas e adicionei algumas coisas também, mas enfim segue o roteiro:

ROTEIRO

 ESPECIAL 100 INSCRITOS

Título do Vídeo: Uma conversa séria sobre o canal -ESPECIAL 100 INSCRITOS [PARTE 1]

 

E finalmente chegamos à marca de 100 inscritos. Minha vida tanto no blog como aqui no Youtube me enche de surpresas a cada dia. E como hoje é um vídeo especial, eu quero ter uma conversa “séria” sobre os futuros rumos do canal.

Aos poucos, você percebe que o canal aqui está tendo uma evolução muito grande. Se você ver meu primeiro vídeo, e um dos primeiros vídeos do “Mago Ensina”, você tem um choque de realidade muito forte.

Além da edição, o canal foi evoluindo também em suas thumbnails. Pare pra analisar as thumbnails no começo do canal (mostrar 4 imagens). Agora veja a diferença com essas novas thumbnails, que estou tentando melhorar a cada dia.

Junto com as thumbnails, eu tento inovar os vídeos com mais edições etc. E eu sinto que a cada dia, vou aprendendo mais coisas e aplico no canal. Seja edição de vídeo ou thumbnail, mas o que eu quero falar para vocês é sobre o polêmico caso de “Direitos do Autor”, o famoso “direito autoral”.

Para quem me conhece, e que tem um contato mais direto comigo (link do discord na descrição!), sabe que minha intenção com o canal nunca foi de fazer vídeos por causa do dinheiro ou algo do gênero. Mas quando a gente fala sobre de direitos autorais, a primeira coisa que pode vir em sua cabeça é sobre a desmonetização.

O foco desse vídeo não é falar sobre monetização ou desmonetização e sim falar dos copyrights que o canal pode sofrer no futuro e quem sabe até levar os famosos STRIKES.

Para quem acompanha o Rato Borrachudo, ou ficou sabendo do seu caso, ele levou 4 strikes seguidos devido a este problema. Ele tem uma história no Youtube há mais de 12 anos atuando na plataforma e quase perdeu seu canal.

Todo esse sofrimento foi por causa de uma coisa: Direito Autoral. Devido ao uso de uma música, ou outras coisas protegidas por direitos autorais, ele levou esses STRIKES.

Se eu estou falando grego para você, fique calmo, eu explico passo a passo. Strike é um aviso que o Youtube te notifica quando os detentores das imagens denunciam seu vídeo! Isso mesmo. E ao levar 3 dessas notificações, seu canal é excluído sem você ser avisado! Então imagina para o Rato como foi lidar com essa situação.

O bom é que eu presenciei isso muito cedo e para não ter problemas com o Youtube lá para frente, eu vou ter que mudar alguns quadros aqui do canal.

Sabe aquele vídeo que vocês adoram? Cheio de clipes, músicas etc? Pois é, infelizmente vai ser difícil continuar deste jeito. Eu pensei em novos caminhos para seguir mas fica complicado não souber lidar com essa situação.

Minha ideia era upar vídeos no Google Drive, para vocês poderem assistir tranquilamente, mas querendo ou não eu estou disponibilizando imagens com direitos autorais, driblando as leis do Youtube.

Então vamos combinar uma coisa juntos? Vou tentar trazer novos conteúdos para o canal mas sem menções de músicas famosas ou clipes entre os vídeos.

[Eu de óculos] Mas cara tu é muito novo no Youtube, relaxa velho pode postar. O máximo que pode acontecer é o Youtube remover os seus vídeos lá para frente. Quanto a isso de deletar seu canal fica SOS- SE- GADO!

Então, até entendo o que você quer dizer, mas para para analisar comigo: Eu vou me desgastar para produzir vídeos bem editados, com muitos clipes e bastante roteiro para no final ser tudo depositado no lixo?

[Eu de óculos] É isso você tem razão. Desculpa ai.

Não tem o que pedir desculpa, mas foi importante sua participação.

Então, como havia dito: O problema dos direitos autorais não é a monetização por enquanto, não é também de perder os vídeos. O problema é perder o Canal e todo seu conteúdo!

Eu sempre digo que se dependesse de mim eu ia excluir um vídeo ou outro, mas não vou fazer isso. Porque é a história do canal envolvida. E eu dependo muito da plataforma para poder postar ou não mais vídeos, devido a suas regras.

[Eu de óculos] Então os vídeos que você fala sobre música vai ser encerrado mesmo? Tipo, nunca mais você vai falar sobre discos, curiosidades e tal?

Sobre discos e músicas pode ficar sossegado, porque quanto a isso sempre vai estar presente aqui. Seja um vídeo comentando sobre suas faixas, um vídeo falando de histórias de bandas entre outras ideias.

Eu vou estar passando aqui na tela do vídeo, o que eu achei sobre as regras de direitos autorais no Youtube. Quem quiser conferir a pergunta completa está ai na descrição.


Como vocês poderão perceber, direito autoral no Youtube é duro. Eu encontrei vários vídeos em que as pessoas falam o que você deve ou não publicar, e sigam galera. Sigam esses conselhos para no futuro não correr riscos. E é bom ter essa noção no começo para ter uma ideia de como reformular ideias, reformular o canal e seu rumo no futuro.

São tantas ideias que consegui buscar, que no meu ver vocês vão gostar. Ou melhor, adorar!

Acho que falei demais, e espero que vocês tenham compreendido essa primeira parte do vídeo. Parte 2 eu não sei se vai sair na mesma semana, mas fiquem atentos ao canal e em nosso Discord, porque é um meio que eu criei para ter um contato maior do que só o Youtube.

E uma mensagem que eu quero deixar aqui é:

 

Nada está perdido! Isto é apenas um novo começo!

 

 

*Passar mensagem no final do vídeo*

Mensagem: “Aguardem a parte 2...” (3 seg tela preta) “Agora sim acabou”

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário