09/11/2020

ROTEIRO DO VÍDEO - RAUL SEIXAS VS MPB

 


TRETA ENTRE SILVIO BRITO E RAUL SEIXAS

 

       Olá pessoal! Eu sou o Mago Mítico e trago mais um vídeo de curiosidade para vocês e com o mesmo tema do último vídeo: músicas. Hoje eu quero comentar sobre o polêmico caso de grandes cantores entre os anos de 1970.

      

*AGRADECIMENTOS PELO VÍDEO ANTERIOR*

- Mas antes de começar, eu queria dizer que estamos quase chagando na marca de 100 inscritos e isso só depende de vocês! Divulgue os vídeos do canal para seus amigos e vamos conquistar essa marca juntos!

-Também queria agradecer ao sucesso do vídeo anterior que publiquei sobre a análise de letra da música “Rio de Whisky” da banda Matanza. Recebi muitos comentários positivos sobre o vídeo e aqui estou para mais um vídeo de música.

 

*VOLTAR AO VÍDEO*

 

       E mais um aviso rápido! Todo este conteúdo eu tirei de entrevistas de televisão e também de um canal super-interessante que se chama “Canal Músicalia”. Vale a pena conferir 

Quem não conhece as indiretas de Raul Seixas em suas músicas que atire sua primeira pedra. (Colocar meme). Sério que vocês não conhecem de nenhuma indireta de nosso Raulzito em suas músicas??

De brigas e indiretas, eu tenho bastante histórias para contar. Mas eu trago aqui uma troca de indiretas em músicas de Raul Seixas e Silvio Brito. Vamos começar!

 

*PARTE 1*

Para quem não conhece, Silvio Brito é um cantor que foi muito reconhecido nas épocas de 1970, quando estava estourando sucessos do tipo:

-“Coqueiro Verde” de Erasmo Carlos (tocar trecho),

-“Como Nossos Pais” canção de Belchior e famosa na voz de Elis Regina,

- “Azul da Cor do Mar” canção de Tim Maia, entre outros cantores.

Entre eles, estava nessa onde de fama a música “Pare o Mundo que eu Quero Descer” de Silvio Brito e também a música “Apenas um rapaz latino-americano”, lançada por Belchior.

Essas vão ser duas músicas que vamos levar até o fim do vídeo ok? Para fazer mais sentido a história.

 

*PARTE 2*

[Eu de óculos] Bom Mago, você começou com um papo de uma briga com Raul Seixas e tal, mas onde ele estava nessa época?  

 

[MAGO] Calma amigão! Era isso que eu ia comentar!

Raul Seixas nessa época, estava vivendo nos Estados Unidos junto com seu produtor Paulo Coelho depois de ser deportado do Brasil.

Os dois foram deportados na época de chumbo da Ditadura Militar. Onde qualquer música que tinha alguma crítica ao governo, eram duramente reprimidos.

Com o lançamento do álbum “Krig-há Bandolo!” ainda no Brasil, podemos analisar que nosso querido Raulzito critica o governo nas músicas “Mosca Na Sopa” e “Sociedade Alternativa”.

Mosca Na Sopa, conta a história de um pequeno inseto que começa a perturbar sua vida. Podemos analisar isso nos trechos:

“Eu sou a mosca que pertuba o seu sono” e também;

“E não adianta vir me detetizar... Pois quando você mata uma vem outra em meu lugar”

[Eu de óculos] Que papo é esse que não estou entendendo nada hein?

[MAGO] Acalme-se! Eu explico isso. No primeiro trecho ele faz referência aos militares que ficavam nas ruas contra protestos, também aos militares que apareciam nos jornais. Não deixando eles “dormirem” por tanta confusão.

A segunda parte, pode ser interpretada de duas maneiras. A primeira interpretação seria que não adianta sair um militar do poder, sendo que entraria outro.

A segunda maneira, seria que não “adianta fugir” que eles iriam te encontrar.

Para finalizar esse lero-lero de letras. Sociedade Alternativa faz uma crítica ao Governo falando de uma sociedade que é tudo da lei, onde as pessoas não iriam ser censuradas e podiam ser livres.

 

*TERCEIRA PARTE*

Como eu havia comentado, Raul Seixas estava vivendo nos Estados Unidos. Mas devido à uma conquista de um disco de ouro, o álbum Gita que está aqui, ele teve que vir para o Brasil receber o prêmio.

Na chegada ao Brasil, Raul se depara com os sucessos da época e fica chocado com tantas críticas e o governo não reprimindo ninguém.

Isso aconteceu no final dos anos 70, onde a época de chumbo já tinha passado. Raul se depara com o sucesso da música “Tá Todo Mundo Louco” de Silvio Brito entre outras canções, e resolve fazer uma “música resposta”.

No meio da música de Silvio Brito a gente consegue perceber a menção que o cantor faz ao Raul Seixas! Veja esse trecho! (tocar vídeo).

Na música, ele canta numa melodia parecida ao “Ouro de Tolo”. E Raul decidira fazer uma música resposta chamada “Eu Também Vou Reclamar”, lançada em 1976 no disco “Há 10 mil anos atrás”.

 

*QUARTA PARTE*

 

Lembra no começo do vídeo, onde pedi para vocês gravarem os nomes das músicas de Belchior e Silvio Brito?

Então, na música de Raul podemos perceber críticas aos cantores que mencionei. Veja um pouco de alguns trechos e voltamos a nos falar.

(TOCAR TRECHOS)

Muita dúvida há no ar sobre a criação desta música. Será que houve uma briga? Ou será que era somente para alcançar uma popularidade?

Eu resolvi pesquisar isso afundo e descobri uma entrevista do Silvio Brito ao programa “The Noite com Danilo Gentilli” gravada em 2015, onde ele comenta sobre essas músicas. Eu vou ter que dar uns cortes para melhor entendimento.

 

(TOCAR TRECHOS)

 

FINALIZAR VÍDEO E DAR CRÉDITOS!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário