04/12/2020

Biografia Resumida: Bobby Fischer - 04/12/2020 - Mago M.

    Olá, como vai você? Ontem eu escrevi uma matéria incrível sobre Bobby Fischer e espero que vocês gostem, deu um pouquinho de trabalho para ser feito mas valeu a pena. Boa matéria ^^


Bobby Fischer



         Nascido em 9 de março de 1943, Robert James Fischer era filho de um pai alemão e uma mãe suíça, mas neutralizada como norte-americana. Fischer começou a demonstrar interesse ao xadrez desde cedo, aprendeu com sua irmã mais velha Joan e não demorou muito para se destacar no esporte.

         Aos 13 anos de idade, ficou conhecido por vencer a Partida do Século”, ou “Match do Século”, disputada em 17 de outubro de 1956 contra o enxadrista Donald Byrne. Segundo o site “chess.com”, a partida ocorreu durante o Torneio Rosenwald Memorial, disputado no Marshall Chess Club na cidade de Nova Iorque.

         Aos 15 anos de idade, Fischer ganhou o título de Grande Mestre do xadrez, sendo a pessoa mais nova do mundo a ganhar esse cargo. Os jogadores de xadrez se diferenciam por níveis de rating, uma espécie de pontuação, e a cada quantia de rating você pode ganhar um cargo. O cargo de um Grande Mestre é o mais alto, e o mais disputado, de todos.

         Aos 20 anos de idade, Fischer venceu o Campeonato dos Estados Unidos de 1963 e de 1964. Ele ganha o campeonato com uma pontuação nunca vista antes, sendo a pontuação mais perfeita de todas as edições que foi de 11/11.

         No ano de 1970, com seus 27 anos, Bobby Fischer venceu o Torneio Interzonal, com 20 partidas ganhas sucessivamente. E no ano seguinte, em 1971, Fischer se torna o primeiro jogador a ser o número 1 do ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez).

         Apesar de ser um excelente jogador, Bobby Fischer tinha uma personalidade e pensamentos não muito compreendidas pelas pessoas. Sua vida era muito reclusa e não gostava de se vender à imprensa. Um bom exemplo disso, foi quando ele ganhou o torneio contra Boris Spassky da União Soviética no auge da Guerra Fria.

 



 Torneio de Fischer x Spassky

         Boris Spassky era o campeão mundial no ano de 1972. Em plena Guerra Fria, onde existia uma grande rivalidade entre as superpotências dos Estados Unidos e União Soviética. Entre essas disputas, em quem se destacava melhor, entraram os torneios de xadrez.

         A União Soviética estava vendo todo o sucesso que Fischer estava fazendo, e seu único objetivo era parar com toda essa onda de vitórias. E foi com essa ideia que houve o convite para o americano Fischer disputasse contra o soviético Spassky, em um campeonato valendo o título de campeão mundial de xadrez.

         O Campeonato Mundial de Xadrez de 1972, tinha como grande atração o confronto de Spassky contra Fischer. Mas planejar tudo, não foi nada fácil. De início, Fischer impôs muitas regras para que esse torneio acontecesse. Ele exigia que o prêmio fosse melhor, pois achava que não era condizente com o que ele queria, e há boatos de que um inglês chegou a depositar um dinheiro muito alto para a época, em torno de 100 mil dólares.

         Fischer também implicava com coisas muito simples, como a iluminação do palco, o barulho das pessoas durante o jogo entre outras condições. Apesar de tudo, o campeonato ocorreu e sua primeira partida teve a vitória de Spassky, por desistência de Fischer em meio ao jogo.

         Uma partida que merece destaque deste torneio, é a 13º partida disputada. Mas antes é melhor entender o contexto do placar de ambos dos jogadores. Depois da 12º partida, o placar estava com 3 vitórias para Spassky e 5 vitórias para Bobby Fischer com as demais partidas empatadas.

         O preparo para a 13º partida foi muito intenso para ambos os lados. De um lado Bobby Fischer treinava sozinho estudando possíveis movimentos em seu quarto de hotel, enquanto do outro lado, Spassky tinha uma equipe muito grande estudando possíveis movimentos que Fischer poderia efetuar. Bobby Fischer passou horas estudando e quase não dormiu para o próximo jogo.

         E assim foi disputada a partida, para ver quem iria desempatar o placar. Depois de muito tempo de jogo, Spassky estende sua mão para Fischer. De início, todos pensaram que era mais um empate, Fischer sai tranquilo do local, pega seu carro e vai para o hotel, enquanto Spassky ficou sentado observando o tabuleiro.

         A equipe da União Soviética fica preocupada e resolve analisar o tabuleiro também. E mesmo com toda aquela equipe, nenhum estudo conseguiu prever os movimentos de Fischer, e chegaram à conclusão de que ele havia ganhado mais um jogo.

         E a partir deste jogo, Spassky não conseguiu ganhar mais nenhuma outra partida durante o Campeonato. Spassky conseguiu empatar outros jogos, mas não levou mais nenhuma vitória. Assim, depois de 21 partidas jogadas, Fischer ganha o Campeonato e se torna o novo Campeão Mundial de xadrez do mundo.

 

 Sua vida após o Campeonato

         Como mencionado anteriormente, Fischer tinha uma personalidade muito peculiar, e quando venceu o Campeonato, a mídia “caiu” em cima dele. Derrotar um soviético em plena Guerra Fria foi muito importante para a época, mas Fischer não queria “se vender”. Estima-se que ele perdeu muito dinheiro por recusar-se a fazer propagandas ou aparições na imprensa, fato esse que muitas pessoas o julgavam de “doente mental”.

         Apesar deste grande Campeonato e a vitória do novo título mundial, Fischer não defendeu seu título com todas suas forças. No ano de 1975, iria ocorrer um novo Campeonato para disputar o título mundial, seria o confronto entre Bobby Fischer e Anatoly Karpov. Mas isso não ocorreu, Fischer não queria disputar contra Anatoly e se recusou em jogar contra ele, dando o título de campeão mundial para Karpov.

         Depois dessa escolha, Fischer tornou-se mais recluso e começou a deixar de jogar com muita frequência. Sumiu da mídia, mas continuou jogando contra outros enxadristas.

 Somente no ano de 2004, Bobby Fischer voltou a ser comentado pela imprensa por ser preso no Japão por utilizar de um passaporte ilegal, revogado pelo governo dos Estados Unidos. Como forma de “abrigar” Fischer, o governo islandês ofereceu um passaporte permitindo-o viver na Islândia até sua morte.

No dia 17 de janeiro de 2008, aos 64 anos de idade, Fischer acaba falecendo e deixando sua história pelo mundo e servindo de grande referência com seus pensamentos no xadrez.

 

 

 


Curiosidades:

1- No ano de 1967, foi realizado o Interzonal na Tunísia, onde reúnem grandes jogadores de xadrez para se confrontar. Bobby Fischer liderava no campeonato, mas abandonou a competição por questões religiosas.

(Fonte: rafaelleitao.com)






         2- Fischer chegou a lançar vários livros durante sua carreira como enxadrista, sendo eles:

 

"Bobby Fischer Ensina Xadrez"

 lançado em 1976



                                                                                                                                                                                   

 

“Minhas Melhores Partidas De Xadrez

Lançado em 1969

 

 


“Jogos de xadrez de Bobby Fischer

Lançado em 1959; (edição em inglês)



 

 

“Xeque-Mate: Colunas da Vida do Menino Bobby Fischer”

(Edição em inglês)

 



 

 

3- No dia 12 de abril de 1964, foi feito um jogo de Bobby Fischer contra 50 pessoas simultaneamente. Esse fato ocorreu no hotel Knickerbocker, em Hollywood e ele ganhou da maioria dos presentes na sala. Sendo 47 partidas ganhas, empatou 2 partidas e perdeu somente uma partida- para Donn Rogosin.

(Fonte: hypeness.com.br)



 

 

 

 

 




Frases e Citações de Fischer:


1- “Os computadores são os únicos desafiantes que não têm uma desculpa na ponta da língua quando eu os derroto”

2- “1.e4 – The best by test” (1.e4 – Melhor pelo teste)

3- Tudo o que interessa no tabuleiro são os bons lances

4- “Nem sequer me fale em perder. Eu detesto pensar nisso.”

5- “Existem jogadores duros e caras simpáticos, e eu sou um jogador duro.”

6- “Os meus oponentes também fazem lances bons. Por vezes eu não tomo essas coisas em consideração”

7- “Eu não acredito em psicologia, eu acredito em bons lances”

8- “Eu me preparo bem. Eu sei o que posso fazer antes de eu entrar. Estou sempre confiante”

9- “Seu corpo tem que estar em ótimas condições. Seu xadrez se deteriora como seu corpo faz. Você não pode separar o corpo da mente”

10-  “Em um jogo definido, Morphy venceria hoje qualquer um. No xadrez, Morphy foi provavelmente o maior gênio dentre todos”

 

Fontes para a realização desta matéria:

         Como grande parte deste conteúdo foi retirado de outras fontes, nada mais justo que deixar seus créditos:

1- Wikipedia

2- [Youtube] XadrezBrasil

3- Citacoes.in

4- Chess.com

5- Mundodek.com

6- Hypeness.com.br

7- Amazon.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário