14/12/2020

Conhecendo a vida de BOBBY FISCHER | Biografias Resumidas


Biografias Resumidas: Bobby Fischer

    Fala pessoal, seja muito bem-vindo para mais um vídeo aqui do canal Mago Mítico. Trago hoje mais um vídeo da saga “Biografias Resumidas”, onde eu conto um pouco da história de uma grande pessoa ou de um grupo de pessoas. E quem caiu de paraquedas aqui, tenho vários vídeos deste estilo e convido você para conhecer mais o canal.
    Antes de começar, eu queria deixar bem claro que nada deste vídeo é uma fonte totalmente minha. Eu retirei grande parte de sites e canais do youtube, são eles:
- O canal do youtube “Xadrez Brasil”
- Site do Rafael Leitão
- Wikipedia
    Agora sim, vamos para o vídeo!!

Parte 1: Introdução/ Vida de Bobby Fischer

    Hoje, a pessoa que eu trago para o vídeo, nada mais é que Bobby Fischer, um grande enxadrista muito reconhecido mundialmente durante os anos 50 até os anos 70. E que você ainda pode encontrar algumas referências em filmes, séries etc.
    Nascido em 9 de março de 1943, Robert James Fischer era filho de um pai alemão e uma mãe suíça, mas sua mãe era neutralizada como norte-americana.
Bobby Fischer aprendeu a arte do xadrez desde pequeno com seus 6 anos de idade, quem ensinou ele foi sua irmã mais velha Joan Fischer.
    Com seus 13 anos de idade, se destacou após vencer a “Partida do Século” contra o enxadrista Donald Byrne.
    Aos 15 anos, Fischer tornava-se um Grande Mestre no xadrez e o mais novo da história a ganhar este título. Para quem não sabe, de uma forma bem simples, enxadristas são separados por ranking, e o título mais alto desse ranking é de Grande Mestre ou GM.


Parte 2: Sua Carreira Profissional

    Aos 20 anos de idade, Fischer venceu o Campeonato dos Estados Unidos com uma pontuação nunca vista antes, conhecida como a pontuação mais perfeita de todo campeonato, que era 11/11.
    Em 1970, com seus 27 anos, venceu o Torneio Interzonal, e o mais impressionante é a quantidade de partidas que ele ganhou, que foram 20 partidas ganhas consecutivamente. E no ano seguinte ele se torna o primeiro jogador a conquistar o ranking da FIDE, Federação Internacional de Xadrez.


Parte 3: Personalidade de Fischer

    Apesar de ser um excelente jogador, seus pensamentos e seu caráter não agradava a todos. Fischer tinha uma vida muito reclusa e não gostava de se expor muito à imprensa.
    Seus pensamentos em torno do xadrez são os mais diversos, gerando partidas extraordinárias. Fato esse,
que levou ele à escrever alguns livros, como:

“Bobby Fischer Ensina Xadrez” lançado em 1976;
“Minhas 60 Melhores Partidas”, lançado em 1969, entre outros.

    E agora quero contar uma história muito interessante e uma das minhas favoritas envolvendo o Bobby Fischer. Retirei ela do canal Xadrez Brasil, mas o vídeo todo tem várias fontes então algumas informações também foram tiradas deste canal. Então vamos lá:
    O ano era 1972, auge da Guerra Fria, uma disputa entre americanos e soviéticos para quem se destacava melhor em todas as áreas, entre elas, o xadrez.
    O campeão mundial de 1972 era o soviético Boris Spassky, e na área do xadrez os soviéticos eram muito fortes. Vale lembrar que o americano Bobby Fischer estava se destacando em grandes partidas, derrotando pessoas com pontuações muito altas e jogos extraordinários para a época.
    Tendo isso em mente, o único objetivo dos soviéticos era parar toda essa onda de sucesso de Fischer. E houve a proposta de um torneio entre Boris Spassky e Bobby Fischer, é claro.
    Para a realização desse torneio, Fischer, sempre com suas ideias polêmicas, não estava de acordo com as regras impostas para o campeonato. Muitos fatores ele discutia, como o prêmio ser baixo de mais, condições do evento, iluminação etc.
    Mas o que eu quero focar mesmo, é na história da décima terceira partida disputada entre esses grandes gênios do xadrez e mostrar suas diferenças de equipe.
    O placar da última rodada estava empatado, e os preparativos para a 13º rodada era muito intensa.
Segundo o canal Xadrez Brasil, Fischer estudava só e passou uma noite intensa estudando e analisando possíveis jogadas. Já Spassky tinha uma equipe muito grande, que estudavam em conjunto, suas possíveis jogadas.
    Tendo esse contraste em mente, a partida seguiu e foi muito tempo de jogo. No final, Boris Spassky estende a mão para Fischer e jogo se encerra. Fischer se levanta, pega seu carro e vai para o hotel tranquilamente, enquanto Spassky ficou sentado na cadeira analisando a posição das peças no tabuleiro.
    De início, todos pensaram que era mais um empate entre os dois. A equipe de Spassky ficou em dúvida também no que tinha acontecido e decidiu ir ver como Spassky estava no jogo.
    E mesmo com toda aquela equipe pessoal, Bobby Fischer tinha ganho a partida. Um fato realmente impressionante e que abalou todo mundo. E a partir desta rodada, Spassky não ganhou mais, era vitórias e empates por Fischer e foi ganhando cada vez mais sucesso na mídia.
    O torneio todo durou 21 partidas, com vitória para o americano Bobby Fischer e assim tornando-se o novo campeão mundial de xadrez.
    Depois desse grande torneio, a imprensa caiu em cima de Fischer com propostas para fazer propagandas, entrevistas etc. Mas como eu já havia dito, ele era muito
recluso e não queria “se vender”, fato esse que também gerou muita polêmica.

Parte Final: Sua despedida do tabuleiro

    E aqui chegamos na parte final do vídeo. E eu quero dizer, que mesmo com grandes partidas disputadas ao longo de sua carreira, Fischer deixa os tabuleiros no ano de 1975 após se recusar a jogar contra Anatoly Karpov.
    Somente em 2004, ele voltou a ser falado na imprensa, depois de ser preso no Japão por utilizar-se de um passaporte ilegal revogado pelo governo dos Estados Unidos.
    Como forma de abrigar Fischer, o governo islandês ofereceu um passaporte permitindo-o viver na Islândia até sua morte.
    No dia 17 de janeiro de 2008, aos 64 anos, Bobby Fischer acaba falecendo e deixando sua história pelo mundo.

CURIOSIDADES:

Mas para não acabar de forma triste o vídeo, eu fiz essa parte extra onde separei algumas curiosidades de análise minha e também retirada da internet.

#1
A primeira curiosidade que eu quero trazer é sobre a minissérie “O Gambito da Rainha”, feita pela Netflix neste ano de 2020. Eu gosto bastante do campeonato entre Elizabeth e Vasily Borgov, e segundo minhas hipóteses, eu tenho quase certeza que era uma referência ao torneio de
Fischer e Spassky, por se tratar de um confronto entre uma americana que ganha de um soviético. Mas isso é uma hipótese minha ok? Haha.

#2
No ano de 1967, foi realizado o Interzonal na Tunísia. Bobby Fischer liderava a competição, mas abandonou o torneio por causa de questões religiosas.

#3
E uma já comentada: No final do ano de 1974, Fischer liderava com seu título de campeão mundial desde o jogo contra Spassky. Mas ele não defendeu mais seu título quando foi desafiado por Anatoly Karpov, assim, encerrou sua carreira como enxadrista desistindo da partida.

DESPEDIDA:

Então esse foi o vídeo, espero que tenham gostado de coração. Dedico esse vídeo a todos os canais presentes no youtube voltado ao xadrez, e a todos jogadores espalhados pelo Brasil!
Lembre-se de seguir nossas redes sociais e até um próximo encontro!
02/12/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário